Fotógrafo de casamento: 10 Passos para escolher o seu

Minas Noivas 23/10/2018

Fotógrafo de casamento: 10 Passos para escolher o seu

Fotógrafo de casamento – Ao contrário do trabalho de seus outros fornecedores de casamento (música, arranjos de flores, bolo), as fotografias não são coisas que você pode ouvir, cheirar, provar ou até mesmo ver a princípio – você realmente não sabe o que estará recebendo até depois do fato: ter as fotos em mãos. Isso significa que a pesquisa cuidadosa e a seletividade em relação às habilidades profissionais, estilo artístico e comportamento pessoal são extremamente importantes ao escolher o seu fotógrafo.

Etapa 1: Estabelecer um estilo

Antes de começar a pesquisar por fotógrafos, precisa decidir que tipo de estilo de fotografia prefere, pois isso ajudará a determinar que tipo de fotógrafo estará presente em seu casamento. Inspire-se! Dedique tempo em escolher qualquer tipo de imagem que goste, desde imagens de decoração a feeds do Instagram de um blogue de moda. Uma vez que você tenha uma boa coleção de fotografias inspiradoras, tente entender o que lhe atrai especificamente e dissecar o que é mais autêntico para você e seu parceiro. Talvez seja retratos formais, um estilo de fotografia clássico ou um estilo de vida, sensação fotojornalística. Se você gosta de fotos nítidas e contrastantes, talvez um fotógrafo com talento para o drama seja a escolha certa para você. Lembre-se de que você não precisa necessariamente se concentrar em um estilo em particular, já que muitos fotógrafos de casamento podem fazer uma mistura de fotos de retratos e de estilo de documentário, uma mistura de imagens em preto e branco, e coloridas, e assim por diante. Mas se houver um estilo especial que você ame, certifique-se de se concentrar nos fotógrafos que se especializam nele. Porém, lembre-se que o mais importante é ter os momentos registrados e pode ser que um fotógrafo especializado em ensaios não tenha experiência na cobertura de eventos onde o registro do momento torna-se tão especial quanto o estilo desejado.

Etapa 2: Faça sua lição de casa

Comece sua pesquisa lendo comentários de recém-casados ​​recentes e navegando em listas locais, como as do Minas Noivas. Analise com cuidado os sites e blogs dos fotógrafos em potencial para conferir fotos de outros casamentos que eles registraram, o que lhe dará uma idéia do estilo de suas imagens. Como eles devem captar os momentos importantes para você?  O design do site também pode ter pistas sobre a personalidade e a sensibilidade do fotógrafo – sites desatualizados, com design antigo não demonstram cuidado com o próprio serviço. Confira suas páginas no Facebook e Instagram. Veja o cuidado nos tratamentos de imagem!

Etapa 3: Configurar entrevistas

Essa não é uma decisão que pode ser tomada apenas pela aparência – você deve conhecer pessoalmente seus fotógrafos em potencial. Se você gosta do que vê em seu site e seus preços estão em sua faixa de gastos ligue para saber se estão disponíveis para a data do seu casamento. Se disponível, vá em frente e envie um e-mail introdutório com um pouco sobre você e seu futuro cônjuge, seu evento e a visão do seu dia, e sinta-se à vontade para anexar cinco ou mais de suas fotos favoritas de sua pesquisa. Se o fotógrafo já estiver ocupado na sua data, você pode querer ver se ele tem um associado ou pode recomendar outro com um estilo semelhante. Organize reuniões presenciais com três a cinco fotógrafos em potencial que estejam disponíveis na data do seu casamento para analisar melhor o trabalho deles e avaliar se suas personalidades se misturam. Esteja preparado para falar sobre seu local, estilo de casamento e o que você imagina para suas fotos.

Passo 4: Veja alguns álbuns de casamento completos

Não baseie sua decisão apenas no que você vê na galeria de um fotógrafo ou no álbum em destaque. Por um bom motivo, os fotógrafos mostram aos clientes em potencial um portfólio de suas melhores fotos, todos de casamentos diferentes, então você está vendo o melhor dos melhores. O problema é que você não terá uma ideia completa do trabalho deles. Peça para ver duas ou três galerias completas de casamentos reais que eles registraram para que você possa ter uma idéia melhor de como sua coleção completa de fotos pode parecer após o casamento. Se você perceber que as fotos completas da galeria são tão boas quanto as da galeria em destaque, então está no caminho certo. Procure ver ao menos um ou dois álbuns de casamento completos que estejam em configurações semelhantes às suas. Por exemplo, se você estiver planejando um evento interno com iluminação escura, não procure apenas casamentos ao ar livre sob a luz natural do sol. E se você está planejando dizer “eu aceito” em uma praia ao pôr do sol, você vai querer ver exemplos disso.

Etapa 5: Revise os álbuns com um olhar crítico

Ao rever o álbum de um fotógrafo, procure os momentos-chave que você deseja capturar: Será que eles tiraram fotos da noiva e do noivo quando olhavam pela primeira vez? Também procure nitidez de imagens, composições de raciocínio (uma foto parece boa do jeito que foi emoldurada, ou há muita confusão no quadro?) E boa iluminação (cuidado com fotos desbotadas onde pequenos detalhes são borrados, a menos que seja o estilo que você está procurando). Também é muito importante que você sinta sensibilidade ao captar as emoções das pessoas.

Etapa 6: Certifique-se de sua personalidade e honestidade

Não subestime a importância de gostar e se relacionar com o seu fotógrafo. O fotógrafo está empolgado com a sua visão quando você a descreve? Quando fazem sugestões, elas as apresentam de maneira clara e respeitosa, ou são tímidas? Sua forma de falar é ofensiva? Para obter as melhores fotos, escolha um profissional que tenha uma forte compreensão formalizações sociais, mas que tenha a coragem de sair em busca de grandes imagens e, acima de tudo, deixá-la à vontade e não se irritar de todo a todo momento. Lembre-se: eles estarão seguindo cada movimento seu e quanto mais confortável você estiver com o fotógrafo, melhores serão as fotos. Da mesma forma, você não quer que o fotógrafo ofenda ou incomode os convidados, mas sim fotografe-os de maneira discreta. Para obter as melhores fotos, seu fotógrafo precisa ser confiante o suficiente para perseguir grandes momentos, lisonjeiro o suficiente para obter sorrisos relaxados e posturas naturais dos convidados, e calmo o suficiente para ser uma força positiva. Eles devem fazer muitas perguntas e ser bons ouvintes.

Etapa 7: Compare os pacotes

Você não conseguirá obter um orçamento exato em reais até ter certeza do que deseja, quantos álbuns precisa e onde o fotógrafo está localizado. Os pacotes deste tipo de serviço variam, em Belo Horizonte, de R$ 1.500 até R$ 30.000. Ao entrevistar os candidatos, peça uma faixa geral com base na “taxa de filmagem” e no pacote padrão do fotógrafo. Peça também informações sobre taxas para cada tipo de álbum e para a quantidade de cobertura que você deseja reservar (quatro, seis ou doze horas de evento). É importante descobrir o que está incluído no pacote padrão, além do intervalo básico para quaisquer extras que você queira, como uma sessão de noivado, efeitos especiais ou cobertura adicional. Essa composição de preços é importantes para que você possa comparar os valores dos orçamentos.

Idealmente, você quer que o seu fotógrafo esteja presente para o seu dia de casamento completo – desde quando você começa a se arrumar até depois de fazer sua grande saída da recepção. Embora os pacotes variem, a maioria inclui de 4 a 6 horas para cobrir tudo, desde eventos pré-cerimoniais até o final da recepção. Geralmente é melhor pagar por mais cobertura se houver uma chance de você atropelar o horário e, definitivamente, você vai querer que seu fotógrafo esteja lá até o final (o tempo extra é normalmente cobrado por um valor significativamente mais caro). Considere também se você vai querer fazer uma filmagem de making of ou um ensaio externo pós-casamento.

Além disso, verifique se há um segundo fotógrafo incluído no contrato, e se não houver, pergunte sobre a possibilidade. É provável que o segundo profissional possa ser confirmado mais tarde, mas saber sobre a possibilidade do mesmo é muito importante. Com mais fotógrafos você também terá mais cobertura. Por exemplo, durante sua sessão de fotos formais, um fotógrafo pode capturar as fotos dos bastidores, fotojornalistas, como seus convidados se misturando. Se você está tendo um casamento maior (250 convidados ou mais), você pode até querer perguntar sobre ter três atiradores para que sua equipe de fotógrafos possa capturar o evento de todos os ângulos. Em média, um fotógrafo de cerimônia de casamentos dará pelo menos 400 cliques em sua máquina. Depois de tratar as imagens, esse número de fotos pode cair para 350. Assim, havendo dois profissionais, o mínimo de arquivos que você deve receber deve ser de 700 arquivos.

Passo 8: Pergunte sobre os seus direitos

A maioria dos contratos estipula que o fotógrafo detém os direitos de todas as fotos tiradas no casamento, mesmo aquelas de você. Em outras palavras, o fotógrafo pode usá-los de forma promocional (em seu site ou blog, enviá-los para publicação e até mesmo colocá-los em anúncios). Isso também significa que você não pode simplesmente postar as provas digitais que eles lhe enviam, pois os fotógrafos mais exigentes tem uma política em que você só pode compartilhar imagens com marca d’água creditando as mesmas. Tente não ficar presa a esse tipo de imposição, mas lembre-se que a lei de direitos autorais dá ao fotógrafo direito de também fazer uso dessas imagens.

Etapa 9: Obtenha os detalhes da pós-produção

Geralmente, leva pelo menos um mês para obter todas as provas fotográficas de seu fotógrafo. Por quê? Seu fotógrafo está gravando arquivos brutos enormes muito maiores do que o seu JPG típico. Disparar arquivos raw dá ao seu fotógrafo maior capacidade de corrigir a foto, mas também leva mais tempo para carregar, processar e editar todos esses arquivos (para corrigir os níveis de cores e assim por diante). Fotógrafos dizem gastar mais 40 horas editando imagens de um único casamento, de modo que pode levar até seis a oito semanas (ou mais, dependendo do fotógrafo e do quanto estão ocupados).

Aqui está o que perguntar a seu fotógrafo: quantas imagens devo esperar? Eles serão de alta resolução ou baixa resolução? Conseguirei obter impressões feitas por mim mesmo ou o fotógrafo reterá os direitos das imagens? As provas que vejo serão as versões retocadas ou isso acontece depois que eu selecionar as fotos que quero? Falando de retoques, pergunte sobre opções de retoques e efeitos especiais (que podem variar de simples balanço de branco a retoques de beleza e efeitos artísticos estilizados como cores super-saturadas) e o custo adicional para ambos.

Passo 10: Preparar Juntos para o Dia-D

Lembre-se de que seu fotógrafo é o profissional, por isso, embora seja útil, você não deve gastar muito tempo criando uma lista detalhada para eles. Em vez disso, transmita seu cronograma diário, dê a eles uma ideia de quais imagens você gostaria de capturar (como uma foto com cada uma de suas damas de honra, além de retratos de festa de casamento) e deixe que elas façam o que querem. Este é também o momento perfeito para dar-lhes uns toques sobre qualquer problema familiar ou amizade que eles devem estar cientes, como pais divorciados, uma avó que precisa permanecer sentado para retratos ou um padrinho e dama de honra que não se dão bem, acontece!). Se você espera publicar seu dia do casamento on-line ou em uma revista no futuro, não deixe de transmiti-lo ao seu fotógrafo. Dessa forma, eles colocarão ênfase extra em tirar fotos de todos os seus detalhes.