Cerimonial de casamento é realmente importante?

Minas Noivas 14/02/2022

Cerimonial de casamento é realmente importante?

Noivas econômicas se perguntam: Será que o cerimonial de casamento é realmente essencial? Seu custo efetivamente vale a pena? A resposta a essa pergunta se relaciona a maturidade do casal em perceber a realização de um grande e único evento.

Na maioria das vezes, quem se casa, se casa pela primeira vez. Ninguém faz o teste sobre a realização de um evento tão grande para depois realmente o executar. Por esse motivo, pessoas com mentalidade voltadas para diminuição de custos tendem a interpretar a necessidade de um cerimonial de casamento como algo menos importante. Elas se preocupam com a decoração, com a filmagem, fotografia, vestes, locais e celebrantes, mas o cerimonial de casamento uma amiga pode fazer. Esse é o grande erro do casal: estão se casando pela primeira vez e organizando algo único que deveria ser assessorado por alguém que já o vivenciou inúmeras vezes.



A importância do cerimonial de casamento está na redução das possibilidades de erros, pois um único desacerto pode deixar todo seu evento marcado por ele. Você não vai querer, por exemplo, que seu casamento seja lembrado pela má organização, pelos erros do grupo musical, falta de sincronismo entre os diversos participantes, erros nas entradas ou falta de serviço do buffet contratado para festa.

Como economizar na hora de contratar um cerimonial de casamento?

Se você quer economizar de verdade não corte o cerimonial de seu orçamento, pois ficar sem esse serviço profissional pode ser desastroso. Da mesma forma, colocar uma amiga para realizar esse serviço pode colocar em risco até a amizade. O cerimonial pode, entre outras coisas, lhe ajudar a economizar dando dicas sobre fornecedores bons com preços melhores, pode também supervisionar o buffet de sua festa fazendo com que aquilo que foi contratado realmente seja oferecido.

Porém, se você quer economia, contrate um cerimonial composto por menos assessores. O preço do cerimonial se consiste em um valor fixo acrescido de valores relativos ao número de pessoas que nele irá trabalhar. Para economizar basta contratar uma equipe menor.

O número de pessoas a ser contratado em um cerimonial deve levar em consideração o tamanho do evento (do local) e o número de convidados. Por exemplo, se vai se casar apenas na igreja e a capacidade máxima dela é de até 200 pessoas, você pode contratar uma equipe de apenas duas pessoas. Se o local da cerimônia for pouco maior do que o mencionado, você pode contratar uma equipe de três profissionais. Da mesma forma, uma festa para esse número de pessoas não vai precisar mais do que dois profissionais.

Agora, se você é uma pessoa muito exigente, já contratou uma equipe de filmagem e fotografia grande (mínimo de 3 fotógrafos e 3 câmeras), não está economizando em decoração e festa, deve também não economizar no cerimonial e contratar uma equipe a partir de 4 profissionais para seu casamento.