Cerimônia de Casamento: Pastor, Padre ou Celebrante, qual escolher?

Minas Noivas 04/02/2022

Cerimônia de Casamento: Pastor, Padre ou Celebrante, qual escolher?

Organizar uma cerimônia de casamento é procurar a idealização de algo único na vida de qualquer casal de noivos. Por esse motivo, qualquer escolha no sentido de otimizar essa experiência torna-se muito importante. Nesse sentido, a escolha de quem celebrará a cerimônia é algo importantíssimo uma vez que é o celebrante quem mais manterá contato com os convidados no decorrer do ritual de casamento.

Sendo assim, como devemos escolher o tipo de celebrante ideal para o nosso casamento? O Minas Noivas vai te mostrar os critérios a serem observados em relação ao tipo de celebrante e a pessoa em si que celebrará a consagração do matrimônio.



 

Escolha o tipo de celebrante de acordo com sua fé:

Evangélico – Se o casal é evangélico deve procurar um pastor para realização da cerimônia. Para os evangélicos casamento é algo muito sério e um pastor pode rejeitar realizar a cerimônia de casais que ele não conheça. Além disso, muitas igrejas e muitos pastores exigem que o casal, antes de se casarem no civil, façam um curso preparatório para noivos. Nesse processo, alguns casais costumam até desistir da união. Outro ponto a observar é que algumas igrejas não aceitam fazer casamentos com pessoas de fé diferente. Isto é, noiva católica com noivo evangélico, pois para eles isso se enquadraria no que a Bíblia chama de julgo desigual. Porém, pastores podem realizar casamentos de casais católicos porque, nesse caso, não há julgo desigual.

Católico – Se o casal é católico e escolhe um Padre para realizar o casamento podem também ter que passar por um curso de casamento ou por um dia de aconselhamento com o Vigário. Normalmente, clérigos católicos somente podem realizar celebrações matrimoniais em igrejas. Então, se você pensa em se casar ao ar livre, solicitar a liberação de um Padre poderá lhe custar um pouco mais de tempo na organização de seu grande dia.

Agnóstico ou Ateu – Casais ateus ou que não manifestem uma fé específica optam por um celebrante. Essa pessoa pode ser alguém da família com boa desenvoltura retórica ou um celebrante profissional. Esse profissional mantém contato com o casal e procurar informações sobre os mesmos afim de compor bons argumentos retóricos para o dia da cerimônia. Embora suas palavras possam ser lindas, esse profissional perde em sua real proximidade com o casal.

Como escolher a pessoa a realizar a cerimônia de casamento?

Uma vez que você já definiu o tipo de celebrante (Pastor, Padre ou Celebrante), agora você deve escolher a pessoa em si, quem será ele, o pastor, o padre ou o profissional celebrante. Para essa escolha, é importante que você tenha visto essa pessoa celebrar qualquer tipo de celebração religiosa. No caso de um celebrante profissional, o ideal é solicitar que o mesmo encaminhe vídeos de celebrações reais feitas por ele anteriormente.

Abaixo seguem ainda alguns critérios que você deve observar na escolha da pessoa:

1 – Objetividade: O celebrante deve ser objetivo em suas palavras. Isso quer dizer que ele deve saber utilizar-se de uma argumentação direta, sem muitos rodeios. Um sermão adequado para um casamento deve durar no máximo 30 minutos e cerimônia como um todo de 45 a 60 minutos.

 2 – Capacidade de orientação: O celebrante de cerimônias deve saber seguir o cronograma feito por seu cerimonial. Ele não deve passar do tempo que foi lhe estipulado e tem que ter habilidade de para adaptar-se a situações inesperadas. Nesse sentido, o casal não deve procurar um celebrante que seja velho demais a ponto de não conseguir organizar suas ideais e ações ao tempo determinado para cada momento do casamento.

3 – Apresentar-se bem: Você planeja toda cerimônia de casamento e festa e chega o celebrante vestido de qualquer jeito?! Não se preocupe com a vestimenta apenas de seus padrinhos. Uma forma de condicionar a vestimenta adequada do celebrante é informa-lo sobre o tipo de vestimenta no convite de casamento.

4 – Pontualidade: Parece óbvio que qualquer ministro religioso ou não deva ser pontual em seus compromissos, mas essa não é uma realidade vivida por todas as denominações cristãs existentes no Brasil. Procure um celebrante de casamentos que não vá te deixar na mão no dia de seu casamento. Procure alguém que cumpra horários e que cumpra com sua palavra no dia e horário marcados.



Categorias : Casamento